Oktoberfest
BE Oktoberfest3

Sabe o sentimento que uma menina tem quando vai para a Disney e vê o castelo da Cinderela pela primeira vez?

Então, foi o mesmo que tivemos ao entrar na Oktoberfest em Munique pela primeira vez!

Um sonho realizado!

Apesar de não ser muito lógico, a Oktoberfest não ocorre no mês de Outubro. Normalmente começa no final de Setembro e termina no primeiro final de semana de Outubro. 

Esta alteração foi feita por causa das condições climáticas.  Outubro pode ser bem frio em Munique.

Tudo começou com uma corrida de cavalo em 1810, que fazia parte das celebrações do casamento do Rei Ludwig I.

Com o sucesso, este evento passou a ser anual e foi mudando o seu foco, passando a ser mais um evento de celebração da cultura da Baviera.

A Baviera é a região do mundo com a maior consumação de cerveja por habitante, chegando aos incríveis 200 litros per capta / ano, batendo facilmente os checos, que estão no topo da lista dos países com o maior consumo (160,5 litros per capta / ano).

A razão é histórica:  no passado, a qualidade da água da região era péssima, facilitando epidemias de cólera e outras pragas.  Portanto era mais seguro tomar cerveja, já que a maioria dos germes são destruídos no processo de fermentação.

Apesar do grande apelo cervejeiro, a Oktoberfest não vive somente do liquido dourado.  A festa é direcionada a família:  existe uma grande quantidade de brinquedos dentro do parque de exposições, deixando as crianças contentes. A comida é muito boa e facilmente encontrada. E o consumo de cerveja é concentrado dentro das tendas.

Mesmo dentro das tendas, o ambiente familiar de camaradagem persiste.  Os organizadores fazem questão de contribuir para esta tradição:  durante o dia somente músicas típicas são permitidas e em volume relativamente baixo, atraindo as famílias.

Apesar da entrada no parque de exposições ser gratuita, participar deste evento pode ser caro, já que uma caneca de um litro custa entre €9,10 e €9,50.

E para entrar nas tendas é necessário fazer reservas ou chegar muito cedo. 

Reservas são muito difíceis de serem feitas, já que elas acabam meses antes do evento.

O jeito é chegar muito cedo. 

Nos finais de semana as tendas já estão lotadas por volta das 11 da manhã.  

Depois disto, uma pessoa só pode entrar quando outra sair, gerando enormes filas. Existe grandes tendas, das marcas mais famosas como Paulaner, Lowembrau e HB, que tem cerca de 5.000 lugares cada; mas também tem tendas menores de cervejas como Spaten e Augustiner, com cerca de 500 lugares.

São aproximadamente 14 tendas grandes e 20 tendas pequenas.

A cerveja servida tem o mesmo nome do evento.  Uma cerveja especial, produzida exclusivamente para a festa na cidade de Munique durante a primavera e armazenada até Setembro. Ela é mais forte que a Munich Lager, chegando a ter 6,5% de teor alcoólico.

Munique é uma cidade muito bonita, com um povo muito simpático. Vale a pena reservar um dia para passear pelo centro e conhecer um pouco mais a sua cultura. 

Uma dica:  aproveite para comer no restaurante Haxenbauer, um dos mais tradicionais da cidade, especializado em Schweinshaxe (batata da perna do porco grelhada). Uma iguaria única, especialmente quando harmonizado com a cerveja de trigo local.

Um problema nesta época é estadia, já que a cidade fica lotada.  Ficamos perto da praça Rosenheimer, super bem localizados.  Fica menos de 10 minutos do centro da cidade caminhando e 3 estações de metro da Oktoberfest. 

Na região tem vários hotéis para todos os gostos e bolsos:  Holiday Inn, Hilton, Novotel...  

A Oktoberfest é um evento para a família.  Você pode levar a esposa (ou marido) e filhos sem problemas, porque é um programa feito por toda a família alemã.  

Aproveite !  Prost!!

1
commentaire:
Data:
17/06/2014 22:49:58
Nome:
Nando
Comentário:
Tive a oportunidade de comprar a Paulaner Oktoberbier de 1 litro (vem a caneca de vidro junto). Muito boa! ( embora você necessite deixar meio rim no pagamento) Está entre as minhas prediletas.

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -