Bruxelas
BE Bruxelas

Para quem aprecia cerveja, Bélgica é um dos países mais impressionantes no mundo! Os alemães podem ser muito conhecidos pela quase obsessão pela pureza de suas cervejas;  os ingleses podem ser preocupados com a história da ‘Real Draft Ale’. Mas a Bélgica cria originalidade, atrelada a tradição, como nenhuma outra nação cervejeira!

Uma mistura de receitas milenares vindas dos mosteiros, com criações inovadoras mostram que apesar de uma bebida muito tradicional e antiga, a cerveja pode ser moderna e alegre também!

Bruxelas é o maior expoente desta cultura: uma cidade que respira cerveja (e chocolate, é claro), onde se encontra bares tradicionais (ou cafés, como são chamados) com variedades impressionantes de cervejas.

Ponto turístico principal da Cidade, a bela ‘Grand Place’, Patrimônio Mundial da Unesco, é o centro da cidade. Realmente impressionante, valendo algumas fotos. Mas como todo grande ponto turístico, não tem grandes cafés para se apreciar uma cerveja de qualidade.

Mas logo ao  entrar no meio do complexo de vielas, é possível encontrar um bar incrível, chamado Delirium Café. Na verdade, é um prédio com três bares:  Delirium Monasterium, conhecido pela sua coleção de vodcas (+400 tipos), Delirium Taphouse, com 27 cervejas em barril que mudam constantemente, e o famoso Delirium Cafe.
Localizado no porão do prédio, este café tem o recorde do Guinnes com 2.400 cervejas em seu cardápio! Mais de 400 cervejas belgas e opções de todo o mundo, inclusive algumas bem conhecidas dos brasileiros, como Antártica e Brahma.  Mas ninguém vai querer pagar €6 em uma cerveja brasileira em um paraíso cervejeiro destes, certo?!

Como é muito comum na Europa, não existe grandes opções de comidas.  Mas os queijos feitos com cerveja são joias raras muito saborosas que acompanham muito bem a degustação. Não é o mais espaçoso dos bares e também não pode se considerar um local moderno, mas o ambiente é interessante, já que todos estão no local para conhecer um pouco mais sobre esta especialidade belga. Uma parada imperdível!

A la Mort Subite é um cafe Bar tradicional de Bruxelas com mais de 80 anos, que ainda possui a decoração original. Este nome vem do jogo de dados 421, que era muito jogado na cidade. Por ser conhecido também pela fabricação da cerveja gueuze com o mesmo nome, este local ficou conhecido pela degustação deste tipo único de cerveja, tornando este o gosto mais típico da cidade!
Gueuze é uma mistura de lambics (cervejas produzidas por fermentação espontânea) novas e envelhecidas, engarrafadas para uma segunda fermentação. Uma cerveja com gosto azedo, muito diferente de qualquer outro tipo de cerveja.  
Se você não estiver acostumado, tomará um susto.  Até hoje, a opinião das pessoas sobre este estilo de cerveja é muito divido:  muitos odeiam e outros acham que elas são sensacionais. Você tem que tomar para ter a sua opinião!

La Maison des Brasseurs é um belo prédio na ‘Grand Place’, onde se localiza a ‘Belgian Brewers’, uma das associações de classe mais antigas do mundo, que luta pelos direitos deste setor econômico tão importante para o país. No subsolo existe um pequeno museu, com vídeos sobre a historia da cerveja.   Nada muito impressionante.  €5 com direito a uma cerveja. Vale mais pela importância histórica do local e pela representatividade para o desenvolvimento do mercado.

A loja mais impressionante de cerveja que eu já visitei se chama Bier Tempel. Uma loja criada em 1996 com mais de 600 tipos de cervejas, que fornece também todos os tipos de produtos para os aficionados. Claro que é possível encontrar todas cervejas mais básicas belgas, como Duvel e Chimay, mas o grande diferencial desta loja é ter uma coleção impressionante de cervejas raras locais, como as Westvlereten (Blond, 8 e 12). Vale a pena conhecer o local. 
Mas não se engane, você vai acabar levando um cerveja para provar no hotel ou até mesmo para a caminhada pela cidade, já que eles também vendem algumas cervejas geladas para consumo imediato. A loja afirma ter o copo certo para cada tipo de cerveja, e muitos copos exclusivos para cada cerveja.  Tem também muitos outros produtos como abridores, toalhas, pôsteres, quadros.... Provavelmente você vai gastar todas as suas economias nesta loja!

Outra loja especializada em cervejas é a 250 Beer Belgium.  Apesar de ser menor que a anterior e possuir uma variedade menor em suas prateleiras, ela está sempre com menos turistas e portanto, o serviço é melhor. Nesta loja você pode conversar com o vendedor, tirar as suas duvidas e pedir sugestões que se adaptem ao seu paladar.  Você pode se arriscar mais com cervejas desconhecidas:  basta contar para o vendedor quais são as suas cervejas favoritas e ele já vai ter uma ideia do seu gosto e vai te indicar algo na mesma linha para você não se decepcionar!

A La Bécasse é um dos cafés/restaurantes mais antigos e tradicionais da cidade, localizado em um beco escondido, em um prédio do século XIX.  O estabelecimento já comemorou mais de 135 primaveras! Um local com uma pequena carta de cerveja, mas com algumas raridades, como as lambics puras e com frutas.
Como de costume, não existe muitas opções de comida, mas alguns aperitivos são típicos da região. Ambiente bacana que dá a impressão que você voltou no tempo para tomar uma cerveja na Bélgica antiga!

0
commentaire:

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -