Mais uma vez o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, junto com a primeira dama, inovou no Casa Branca.
Depois de iniciar a inédita produção de mel no jardim da Casa Branca, a família Obama criou uma linha de cervejas exclusivas produzidas dentro da propriedade.
Esta é a primeira vez que se tem notícia deste tipo de produção de bebida na casa oficial de um dos presidentes mais influentes do mundo.
Muitos pensam que Thomas Jefferson foi o pioneiro, já que é conhecido não somente pelo seu legado político; mas pela sua adoração pela bebida. Inclusive uma vez disse que esperava que a cerveja se tornasse mais popular que o whisky, que na época causava muitas mortes.
Mas segundo historiadores, a sua produção começou somente depois de sua aposentadoria, onde começou uma produção de escala significativa (algo em torno de 300 litros por ano), sendo considerado por muitos o primeiro micro cervejeiro nos Estados Unidos.
Segundo oficiais do governo, o presidente comprou um kit de produção artesanal com seu próprio dinheiro e pediu para os chefs e para alguns produtores caseiros que trabalham na Casa Branca em outras funções desenvolverem uma receita única.
A primeira produção foi em 2011 e foi apresentada oficialmente em uma festa para celebrar o Superbowl, a final do campeonato de futebol americano profissional.
Naquele momento, a Casa Branca apresentou a White House Honey Brown Ale, que utiliza o mel produzido nos jardins da propriedade. Uma pequena produção, de aproximadamente 100 garrafas foi oferecida na festa e muito bem aceita pelos convidados.
Hoje a linha conta com mais duas cervejas: White House Honey Blond Ale e White House Honey Porter.
As cervejas seguem as características do estilo Dubbel Belga, mas possuem alguns produtos americanos, como o lúpulo e a levedura.
Dê uma olhada neste vídeo oficial da Casa Branca para conhecer o projeto em detalhes.
Não existe nenhum projeto para esta cerveja ser lançada no mercado, portanto para ter a chance de provar uma cerveja destas, é necessário no mínimo conhecer alguém muito importante! Mas por causa das leis de transparência americanas, a Casa Branca decidiu divulgar as receitas para o público.
Então, se você não conhece o presidente Obama, você pode fazer a sua própria versão em casa!