Você realmente bebe cerveja Pilsen?

No Brasil, a grande maioria das pessoas acredita que as principais cervejas comercializadas no país, como Braham e Skol,  são do estilo Pilsen.  
Mas estas pessoas estão enganadas!
Estas cervejas são consideradas do estilo ‘Standard American Lager’, segundo a classificação mundial do BJCP (Beer Judge Certification Program), que é a mais aceita no mercado cervejeiro mundial atualmente.
Ambos estilos fazem parte do grupo de cervejas Lagers, que tem como principal característica o uso de leveduras que trabalham em baixas temperaturas e residem no fundo dos tanques durante a fermentação. 
Mas existem grandes diferenças nas características básicas dos estilos destas cervejas:

1.) Amargor:  o índice de amargor da cerveja Pilsen, medido por IBU (International Bitterness Units – Unidade Internacional de Amargor) é entre 25 IBU e 45 IBU. Já em uma Standard American Ale, este índice não passa de 15IBU. 
Ou seja, a cerveja Pilsen é muito mais amarga que a cerveja normalmente comercializada no Brasil.

2.) Cereais não maltados:  a cerveja brasileira produzida em grande escala utiliza cereais não maltados, como o milho e o arroz no lugar do malte, para diminuir os custos de produção.  Mas esta troca de matéria prima prejudica o sabor e o aroma da cerveja. 
As cervejas Pilsen respeitam a lei de pureza alemã, chamada Reinheitsgebot, que permite somente 4 matérias primas na produção da bebida:  agua, malte, lúpulo e levedura. 
Mais um ponto para esta cerveja, que claramente tem um mais sabor do que sua competição brasileira. Se você quiser provar uma cerveja Pilsen de verdade, deguste uma Pilsener Urquell. 
Esta é a cerveja que deu origem ao nome do estilo. 
Em 1842, na cidade de Pilsen, na Republica Checa, o mestre cervejeiro Josef Groll criou este estilo, mudando para sempre o mercado de cerveja com sua, até então, inédita transparência.

Claro que a cerveja brasileira tem o seu valor.  
O preço de venda destas cervejas é muito baixo, se comparado com uma cerveja artesanal, tornando possível a grande popularidade do produto no país.
E por ser uma bebida muito leve, é uma grande opção para se refrescar no verão brasileiro. 
Não existe nada mais refrescante que uma cerveja gelada na beira da praia, certo?
Mas quanto mais gelada a cerveja, menos sentimos o seu sabor e aroma. 
E por isso, não ache coincidência quando as grandes cervejarias insistem para você tomar a cerveja bem gelada!

 

0
commentaire:
Editorial

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -