O que é cerveja?
BE Beers

Apesar  da cerveja ser a bebida alcoólica mais popular do mundo, nem sempre é fácil encontrar pessoas que sabem os ingredientes básicos que vão dentro desta bebida.

A cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida a partir da fermentação de cereais maltados, na maioria dos casos cevada ou trigo.

Os principais ingredientes são:  água, cereal maltado, lúpulo e leveduras.

A água é misturada com o malte (cereal maltado, ou seja um cereal que foi hidratado para germinar e depois, torrado para facilitar a extração dos açúcares).  Esta solução é aquecida para extrair os açúcares do malte.

O resultado é uma mistura chamada mosto, que é filtrado.  Lúpulo adicionado para dar o amargor característico à bebida.

No final, as leveduras, seres vivos unicelulares, são adicionadas para se alimentarem dos açúcares do malte, produzindo álcool e dióxido de carbono.

Após fermentação inicial completa, a cerveja passa pelo processo de maturação.  Um processo que pode durar algumas semanas, poucos meses ou até mesmo anos, dependendo do estilo de cerveja que se busca.

A grande variedade de maltes, lúpulos e leveduras faz com que as possibilidades de combinação se tornem imensas, gerando mais de uma centena de estilos de cerveja!

Ironicamente, a maioria das cervejas amplamente divulgadas no mundo (Brahma, Heineken, Budweiser, Carlsberg, etc...) fazem parte de apenas um destes estilos.

Mas este monopólio vem diminuindo.  Este grande número de estilos nunca esteve tão perto de tantos consumidores.  Mesmo o supermercado onde você faz as suas compras incrementou drasticamente a variedade de rótulos nas prateleiras.  Sem falar em lojas especializadas, bares temáticos e pubs focados em estilos antes desconhecidos do público em geral.

Por isso, aproveite!  Experimente!

Peça ajuda à quem sabe um pouco mais sobre o assunto, consulte livros ou a internet (siga nosso site e acompanhe os nossos textos!) e comece a explorar um mundo novo cheio de aromas e sabores nunca antes experimentados, que só a cerveja pode te oferecer!

1
commentaire:
Data:
12/06/2015 20:35:14
Nome:
Rodrigo Zapelini Possobon
Comentário:
Eu achei a definição meio "quadrada"... Para mim, a cerveja é algo mais abrangente. Eu definiria como uma bebida originada da fermentação prioritária de cereais e que não passa pelo processo de destilação. Com essa definição se englobam as cervejas nativas das Américas, da Ásia e da África, não só as cervejas da Europa. Também aceita as cervejas belgas que possuem parte de açúcares de frutas na composição. Aceita também as cervejas europeias que são temperadas com outras ervas além do lúpulo.
Resposta:

Oá Rodrigo!
Interessante seu comentário!
Vamos analisar e, se for o caso, vamos atualizar a nossa descrição!
Obrigado pela atenção!

Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -