Brouwerij Het Anker
BE Brouwerji Het Anker

A história desta cervejaria é muito rica e antiga. Freiras do convento de Mechelen, capital da região Norte do Império Romano (hoje, a cidade faz parte da Bélgica) fundaram um hospício em 1596. No conglomerado de prédios que formavam o hospício, existia uma cervejaria criada com o objetivo de dar um conforto para os enfermos. Em 1872, Louis Van Breedam comprou esta antiga cervejaria e a transformou na primeira cervejaria operada por máquinas a vapor da época. Assim nascia NV Het Anker (A âncora, em português).

Na década de 1910, seu filho Victor Van Breedam começou a produzir malte para atender a demanda de todas as cervejarias da região.

Mas após passar um período muito difícil durante a Segunda Guerra Mundial, Charles Van Breedam (neto do fundador) decidiu que, para dar novos ares para esta tradicional cervejaria belga, era necessário parar todas as atividades paralelas e focar somente na produção de cerveja: modernizou o processo produtivo com tanques de cobre de última geração.

Na década de 50, Charles foi um dos primeiros a notar que era necessário diversificar o portfolio de produtos para se manter vivo e então, começou a produzir uma linha de cervejas Ale, chamada Emperor’s Beer, que depois se transformou na famosa Gouden Carolus, muito conhecida atualmente, que mudou a cervejaria para sempre. O grande sucesso da produção de Ales levou a cervejaria a parar com a produção de Lager, utilizando esta capacidade ociosa para, inclusive, produzir cervejas de abadia até os anos 80.

Na última década do século XX, Charles Leclef assumiu o controle da empresa e decidiu traze-la para a era da modernidade, criando mais do que uma nova expansão na produção.

Ele abriu a cervejaria para visitas pela primeira vez na história e criou uma estrutura para que esta visita fosse memorável. Hoje a cervejaria possui um hotel e um restaurante/bar próximos, proporcionando uma experiência única ao visitante!

Hoje a cervejaria é uma mescla fascinante do tradicional com o novo. Os escritórios ficam em uma parte do antigo convento, que fica ao lado da moderna fábrica.

A parte de fermentação é ainda da década de 1950, mas a área de filtragem e repouso são de última geração.

0
commentaire:
Cervejarias

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -