Baladin
BE Cervejas e Teo

Em uma pequena cidade italiana, há quase duas décadas, o herdeiro de uma família produtora de vinho decidiu desafiar a tradição e começar a produzir uma outra bebida alcoólica: cerveja!

Este empreendedor visionário é Teo Musso. Ele já foi dado como louco por muitos habitantes do interior da Itália ao abrir uma cervejaria em uma cidade tão pequena que nem o asfalto tinha chego por lá, chamado Piozzo.

Teo já tinha um bar com cervejas do mundo todo nesta pequena cidade do interior da Itália, mas ele foi mais adiante e parou de vender todas as cervejas favoritas de seus consumidores e famosas ao redor do mundo para começar a vender somente cervejas produzidas no próprio bar.

Assim começou a cervejaria Baladin, que apesar do inicio difícil, hoje é considerada um dos principais expoentes do movimento cervejeiro artesanal italiano.

Baladin é uma cervejaria diferente porque valoriza não somente a qualidade de seu produto final, mas também suas origens e a consciência ambiental, tão em voga atualmente.

A cervejaria tem como objetivo se tornar totalmente independente até 2022. Para tornar este projeto realidade, já produz boa parte de seu lúpulo e de seu malte; realiza a própria distribuição; e produz grande parte da sua energia elétrica.

A consciência ambiental está muito presente no dia a dia da Baladin. Ela se mostra não somente na produção de energia elétrica através de fontes de energia renováveis, mas também por pequenas ideias como, por exemplo, o sistema de recuperação de calor que a cervejaria utiliza que transfere o calor emitido pelos motores de seus refrigeradores para manter a temperatura de 25 graus Celsius na armazém onde estão guardadas as cervejas para realizar segunda fermentação, na garrafa.

E o sentimento nacionalista também é sentido logo nos primeiros minutos de conversa: Baldin criou a única cerveja com todos os ingredientes de origem italiana e muitos deles produzidos pela própria Baladin. Esta cerveja se chama Nazionale, uma Belgian Pale Ale com aromas obtidos de duas ervas típicas da região.

Teo Musso não ficou contente somente com a cervejaria em Piozzo. Na cidade ainda tem o pub original onde começou o negócio e um hotel boutique, decorado pelo próprio proprietário.

E depois disto, a Baladin expandiu seus horizontes com restaurantes e bares em mais 8 cidades italianas, como Roma, Milão e Torino.

Além disso, a cervejaria atravessou o oceano e criou uma micro cervejaria dentro do restaurante Birreria em Nova Iorque, em parceria com outras cervejarias: a também italiana Birreria del Borgo, e a norte americana DogFish Head. Este conceito é um sucesso tão grande, que já foi duplicado em Roma.

Baladin tem uma linha de cervejas complexas, todas fermentadas na garrafa e não pasteurizadas, que mostram aromas diferentes e interessantes. Cervejas criadas pensando na harmonização, na gastronomia, com o objetivo de disputar espaço com o vinho.

Um grande desafio!

Vale a pena provar!

0
commentaire:
Cervejarias

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -