A sofisticação da cerveja e a gastronomia
BE EMP Port

A cerveja deixou a aldeia para ser servida em bares da moda, afastou-se das festas populares para entrar em receitas de chefes renomados e conquistar seu espaço ao sol na cena mundial da alta gastronomia.

Hoje, a cerveja não é somente vista como a melhor bebida para acompanhar futebol, rugby (e outros esportes!) e happy hours ao redor do mundo:  uma bebida simples e gelada!  Ela é vista também como uma bebida complexa, harmonizada com os mais diversos pratos e atendendo a crescente demanda de apreciadores cada vez mais exigentes, que não estão se satisfazem mais com os produtos básicos das grandes cervejarias mundiais.

Na antiguidade, o mundo sempre teve a cerveja como a bebida das massas, utilizada pela população como uma alternativa a falta de agua potável.  Já o vinho, historicamente sempre foi usado em celebrações religiosas e sociais, criando um ar mais refinado.

Mas este renascimento da cerveja, iniciado na década de 80, especialmente quando nos Estados Unidos, traz uma nova cara a esta bebida, a colocando também em mesas da alta gastronomia ao lado do vinho, mostrando para o mundo que é possível ter um produto com qualidade e com sabores mais acentuados e desenvolvidos do que os de uma Lager convencional.

Nos Estados Unidos, chefes renomados já buscam parcerias com cervejarias artesanais para seus novos bares e restaurantes, levando a cerveja para o centro das atenções de seus novos estabelecimentos.

Daniel Burns, um chefe mundialmente renomado, abriu um bar refinado, chamado Torst  para servir as melhores cervejas do mundo, junto com o seu restaurante, Luksus, que criou pratos cuidadosamente harmonizados com grandes cervejas.

Eleven Madison Park, um dos restaurantes mais comentados no momento em Nova Iorque e eleito o melhor restaurante da, serve mais de 140 cervejas de todo o mundo, e possui produções exclusivas de cervejarias artesanais para atender os apreciadores mais exigentes.

Outro grande expoente desta nova fase é a Birreria em Nova Iorque, um restaurante no terraço do renomado empório  Eataly, onde é possível encontrar os melhores produtos.  Dentro do restaurante existe uma micro cervejaria criada pela DogFish Head em parceria com a Baladin e Birra Del Borgo, produzindo três cervejas especiais que só podem ser consumidas no local. E com uma carta de cervejas impressionante, o terraço se torna um centro para amantes de cerveja.

No Brasil, a chef Manu Buffara já criou parcerias com mestres cervejeiros para harmonizar o cardápio de seu restaurante com algumas das principais cervejas do mundo.

Alex Atala já criou uma cerveja especial para o seu restaurante e utiliza a bebida em inúmeros pratos.

O que move os chefes no mundo para fazer esta nova escolha?  O desafio!

Segundo os próprios, a cerveja tem uma gama muito maior de sabores que o vinho e pode ter sabor de chocolate, laranja ou banana, trazendo milhares de opções para a harmonização.

O leque de opções para a sua cerveja é enorme!  Só cabe a você escolher como gosta de apreciar esta bebida! 

0
commentaire:
Editorial

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -