Garrafa ou lata? Qual você prefere?
BE Beer or Can

No mundo da cerveja, uma das discussões mais quentes no momento é sobre os seus recipientes. A cerveja em latas é melhor? Você prefere garrafas?

Alguns dizem que muitas vezes há um ligeiro sabor metálico proveniente de latas. Eles também dizem que o vidro é neutro e não afeta o gosto de cerveja.

Mas, desde 1935, as cervejarias utilizam uma película fina de plástico no interior de suas latas para evitar o contato entre a bebida e o metal.

Os defensores das latas dizem que ele é hermética e bloqueia toda a luz, permitindo um melhor ambiente para o líquido. Mas não há problema no mercado relacionado à cervejas em garrafas, especialmente em garrafas marrons, que podem bloquear quase toda a luz também.

No final, a experiência de beber faz toda a diferença. Gosto é realmente uma combinação de sabor, aroma e textura. A sensação de gosto metálico provém do cheiro da lata de cerveja. Se você derrama o líquido em um copo você vai evitar este problema.

Quando você beber direto da lata (ou garrafa) a cerveja não é exposta ao ar e a experiência sensorial não é completa: você não é capaz de analisar a cor, não apreciar plenamente o cheiro e até mesmo o gosto é afetado por causa de a falta de espuma. A maioria do que nós pensamos que é gosto, na verdade, é o cheiro.

The Huffington Post realizou um teste de gosto cego, no qual 25 pessoas provaram 4 diferentes marcas de cerveja (Budweiser, Sapporo, Sierra Nevada e Heineken) em ambas as opções: latas e garrafas. A cerveja foi derramada em copos, para que ninguém pudesse identificá-las. Os resultados foram bastante surpreendentes: provadores preferiram cerveja em lata!

Somente por uma pequena fração, mas 75% preferem cerveja em lata.

Outro resultado interessante: apenas 54% identificaram corretamente a cerveja em lata. Isso mostra que é mais difícil detectar a origem, ao contrario que muitos pensam.

A principal razão para cervejeiros artesanais preferirem garrafas é econômica.

Operações para enlatar cerveja são mais caras para se montar e os lotes mínimo para encomendas são enormes, tornando quase impossível uma cervejaria iniciar suas operações sem garrafas.

Como a maioria das boas cervejas são fabricada por pequenas empresas, as garrafas se tornaram um símbolo de uma boa cerveja artesanal.

Mas o mercado está mudando. Latas de cerveja são mais leves, mais compactas e empilháveis.Portanto, os custos de transporte são muito mais baixos.

Sierra Nevada recentemente lançou duas de suas cervejas mais famosas latas. Ska Brewing e Oskar Bues Brewery usam latas, também.

Samuel Adams gastou mais de um milhão de dólares para criar uma nova lata para melhorar a experiência de beber para os amantes da cerveja artesanal. A abertura é maior e localizada ligeiramente mais ao centro da lata, a afastado dos lábios e a aproximando do nariz; naturalmente abre a boca permitindo um maior fluxo de ar e posiciona o nariz do bebedouro mais perto dos aromas de lúpulo.

Havia mais de 150 cervejarias artesanais em os EUA com produtos enlatados, em 2013, e este número continua crescendo.

Eu não posso dizer o que é melhor, mas eu aposto que vamos ver muito mais cervejas artesanais em latas nos próximos anos!

E você? O que você prefere?

1
commentaire:
Data:
07/08/2014 20:30:37
Nome:
Nando
Comentário:
Lata, para colocar no meu mural da coleção....
Editorial

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -