A Batalha das Witbiers
Witbier é um estilo belga de cerveja também muito popular na França e na Suíça (onde é chamado Bière Blache). Considerada uma cerveja à base de trigo mais leve, este estilo vem ressurgindo entre os jovens no verão europeu.
Embora essa cerveja seja muito refrescante, tornando-a ideal para o tempo quente, o sabor rico e complexo é atraente em qualquer época do ano.
Uma vez, Witbier foi o estilo de cerveja dominante no leste de Bruxelas por causa das grandes cervejas produzidas na cidade de Louvain e na vila de Hoegaarden. No século 10, esta cerveja era vendida por barril, em um mercado ao ar livre em Louvain.
Blanche de Hougaerde (este é o nome original) nunca teve a mesma popularidade como suas rivais da cidade grande, devido aos maiores recursos e público que uma cidade maior fornece à suas empresas.
Tal como aconteceu em muitas áreas ao redor do mundo, a revolução da Lager causou danos sérios nos mercados tradicionais de Witbier, e logo após a Segunda Guerra Mundial, o estilo estava desaparecendo.
Mas um leiteiro de ofício muito corajoso, chamado Pierre Celis, decidiu que preferiria lidar com outra bebida branca e começou o renascimento desta saborosa cerveja.
Com alguma ajuda financeira da família, comprou equipamentos de uma cervejaria extinta, os instalou em alguns edifícios agrícolas, contratou um cervejeiro veterano e começou a produzir a cerveja Hoegaarden, como a conhecemos hoje.
Hoje, a cervejaria é parte do gigante conglomerado AB Inbev e Celis iniciou uma nova cervejaria em Austin, Texas.
As receitas tradicionais são descritas com 54% de malte de cevada, 41% do trigo não maltado e 5% de aveia não maltada; apesar de variações consideráveis são certamente presentes nos dias de hoje.
Witbiers são condimentadas, geralmente com coentro e cascas de laranjas doces e amargas. Às vezes, também com um tempero secreto, dando a característica única à cada cerveja.
Aqui vamos mostrar-lhe alguns grandes exemplos deste estilo - nossos favoritos - assim você pode ter uma ideia do que existe pelo mundo.
Algumas são grandes sucessos, comercializadas em todo o mundo, portanto, fácil de serem encontradas. Mas algumas só estão disponíveis em seus próprios mercados locais.
E quanto a você?
Alguma vez você já provou uma witbier?
Qual é a sua favorita?
3
commentaire:
Data:
06/12/2015 15:08:40
Nome:
Tadeu Henrique
Comentário:
Amigos, a Bela Rosa da Bohemia é tambem um witbier. Gosto muito dela, mais que da Hoeggarden!!!
Resposta:

Ola Tadeu!
Obrigado pelo comentário....  Este negócio de qual a melhor cerveja é muito pessoal, né?
Cada uma tem a sua!

Eu pessoalmente ainda prefiro a Hoegaarden....

Data:
06/04/2015 13:42:55
Nome:
Gustavo
Comentário:
Limburgse Witte, particularmente acho melhor que a Vedett e a Hoegardeen.

Não conheço as outras da reportagem, mas vou procurar para experimentar.
Resposta:

Ola Gustavo!
Limburgse Witte é uma cerveja boa também!  E cada um tem seu gosto, certo?!

A Blanch de Namour nao deve ser tao dificil de voce encontar.  A Wittekop deve chegar no Brasil no segundo semestre.

Data:
18/02/2015 22:02:59
Nome:
Bruno
Comentário:
Gosto muito da Estrella Inedit. Pra mim, uma excelente Witbier.
Resposta:

Realmente uma cerveja muito bacana!
Eu adoro a Blanche de Namur e a Wittekop!

Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -