Cereais não maltados na sua cerveja
BE Espiga de milho

Este mês publicamos uma matéria comentando o estudo da USP que mostra que as principais cervejas comerciais brasileiras substituem, em média, 40% da cevada de suas receitas por milho.

Logos após a publicação, uma discussão começou nas redes sociais: é certo e justo que os rótulos destas cervejas não mencionem esta informação?

Primeiro vamos falar do lado legal da discussão.

A legislação brasileira permite o uso de até 45% de adjuntos cervejeiros na produção. Isto significa que a lei permite que uma cervejaria substitua 45% da cevada da cerveja por grãos cerais não maltados, especialmente por milho (parágrafo 4° do Artigo 36 da Lei 6871 de 2009).

Então todas as cervejarias estão dentro da lei.

Mas aqui vem a polêmica. É correto não informar de forma mais clara estes detalhes no rótulo do produto?

Quando lemos o rótulo, encontramos somente a informação de que existe cereais não maltados. Para nós, obcecados por cerveja, esta informação quer dizer muito, pois somos conhecedores do tema.

Sabemos que há muito tempo as grandes cervejarias utilizam milho como forma de redução do custo de seus produtos sem se importar com a diminuição do sabor final de suas cervejas. Por isso, muitos de nós preferem cervejas artesanais e, em alguns casos, nem tomam cervejas de grandes marcas comerciais.

Mas e o consumidor comum que toma sua cervejinha no final do dia?

Ele não sabe de nada disto!

E se ele soubesse que na verdade esta substituição esta sendo feita? Ele mudaria o seu hábito de consumo?

Passaria a consumir cervejas de maior qualidade, nem que seja algumas vezes por mês?

O fato é que ele não tem este poder escolha hoje, porque a informação não está disponível de forma clara e simples.

Veja bem, eu não sou contra o uso dos grãos cereais não maltados nas cervejas. Acho que tem mercado para todos os tipos de cervejas e cada cerveja tem o seu valor.

Tem muita gente que não se importaria com o fato, mesmo com ele sendo mais claro no rótulo, porque busca a cerveja geladíssima que toma sempre para se refrescar. Assim como tem gente que pode mudar de ideia, ao saber os detalhes.

Mas sou a favor da disponibilização destes detalhes no rótulo do produto, para que o consumidor possa fazer a sua escolha com o máximo de informação possível.

Sou a favor de dar o poder de decisão para cada um!

1
commentaire:
Data:
24/09/2014 20:16:36
Nome:
Luis Crem
Comentário:
Para o público em geral essa informação não faz a menor diferença. Tem público para tudo, inclusive pessoas que acham que LOkAL é a cerveja....
Editorial

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -