Viagem ao Sul da Alemanha – Parte 01

A Alemanha tem uma das culturas cervejeiras mais tradicionais do mundo.

Para os alemães, cerveja é básica na alimentação. E isso não é maneira de falar. Na Bavária esta frase é levada tão a sério, que inclusive o seguro desemprego é um pouco mais elevado porque o governo considera uma cerveja por dia na cesta básica!

Por isso decidimos visitar as cervejarias da região. Não as grandes como a Paulaner, Spaten ou Agustiner. Mas as das pequenas das cidades do interior, com produção e distribuição bem limitadas. E o mais bacana é que muitas delas tem uma pousada onde você pode dormir e provar as criações com todo o conforto.

E ficamos impressionados!

Atenção porque uma viagem como esta requer uma bela programação porque estas cervejarias não estão abertas para visitas todos os dias, as pousadas estão sempre lotadas e algumas nem tem o restaurante da pausada aberto o dia inteiro.

Dito isto, é uma viagem sensacional onde você conhecerá cervejas de qualidade que você poderá tomar somente naquela redondeza.

A nossa primeira parada foi em Isny para visitar a Brauerei Stolz, uma das dezenas de cervejarias da região.

Mas devido à nevasca que pegamos na estrada, chegamos somente no meio da tarde e a pousada não estava com o restaurante aberto.

Então não foi possível degustar as cervejas. A cervejaria estava fechada também. Visitas somente uma vez por semana. Depois da primeira frustração, fomos para a cidade de Missen, que fica à menos de uma hora de Isny, para visitar a cervejaria Brauerei Schäffler.
A pequena pousada anexa à cervejaria foi eleita a melhor do país neste segmento em 2014.

Quando você entra é fácil compreender as razões deste prêmio: um ambiente muito aconchegante e um pessoal muito simpático.

Provamos a Pilsner, a Weizen e a Weizenbock. Cervejas muito saborosas. Mas o destaque ficou mesmo para a cerveja produzida no mini sistema de 50 litros que existe no meio do restaurante.

De acordo com a placa do Guinness, este foi considerado o menor sistema completo do mundo! Acho estranho porque já vi muita gente produzindo em sistemas menores.

Talvez o que o torne único é o fato dele ser completo, inclusive com o tanque de maturação. O mestre cervejeiro me ofereceu um copo direto do tanque do sistema.

Uma cerveja de trigo com maltes defumados muito saborosa! Não filtrada para você sentir na boca porque os alemães consideram cerveja item básico de alimentação!

E as cervejas são bem baratas. Compramos uma caixa com 6 cervejas para levar para casa e pagamos menos de 6€, menos de R$20!

O restaurante da pousada fica aberto o dia inteiro, mas visitas à cervejaria são possíveis somente de terças feiras pela manha.

Uma hora e meia depois e com muita neve no caminho, chegamos na terceira cervejaria/pousada para finalmente descansar. A cidade era Nesselwang, a pousada Hotel Post e a cervejaria Nesselwanger.  Mais um local com ambiente agradável, mas com poucas pessoas que falam inglês, dificultando um pouco a comunicação.

No restaurante provei um belo prato, que mistura a cultura cervejeira e a tradição alemã. Em qualquer restaurante da parte do sul da Alemanha é possível comer o famoso Wiener Schinitzel (filé à milanesa de carne de novilho ou de porco) em milhares de formas. Nesta pousada, o chef mistura malte na farinha para preparar a carne, dando um toque muito saboroso!

Belas cervejas com destaque para a Dunkel. Muito saborosa! Provamos também a Gold e Weizen, que seguem bem a tradição local.

Outra cerveja que nos agradou muito foi a Hopfen Royal, uma cerveja mais complexa que chega até a utilizar lúpulo Cascade, com uma mistura de maltes defumados.Muito interessante.

O quarto que ficamos era muito espaçoso, limpo e a cama muito confortável. Café da manha bacana incluso e uma cerveja de brinde a cada dia no seu quarto para ter certeza que você não está passando fome!

Uma boa escolha.

Amanhã postaremos a sequência da viagem!

3
commentaire:
Data:
09/01/2015 17:07:28
Nome:
Anna
Comentário:
Viagem imperdivel para os amantes de cerveja artesanal!
Data:
08/01/2015 19:33:55
Nome:
Marlom
Comentário:
Parabéns! Muito legal.
Data:
08/01/2015 08:47:49
Nome:
Rafael Krummenauer
Comentário:
Muito legal o relato.

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -