Märzen Bier
BE Cerveja na mesa

Nos primórdios das civilizações europeias, os povos da Bavária tinham dificuldade em controlar a qualidade de suas cervejas no verão. Eles não tinham o conhecimento que temos hoje e não sabiam que o inverno nos Alpes ajudava a manter uma vasta gama de micróbios longe da cerveja.

Então os cervejeiros da região criaram uma estratégia simples para resolver o problema: produziam somente entre o inicio de Outubro e o fim de Março, trabalhando extra no final do inverno europeu para criar estoques para o verão.

O nome da cerveja veio desta inusitada situação, Märzen significa Março em alemão.

Como Março era o ultimo mês de produção, todos os cervejeiros queriam limpar seus estoques de lúpulos para não perder dinheiro, ja que técnicas de armazenamento não eram conhecidas na região naquele momento da historia.

Então cada ano a quantidade de lúpulo adicionada nesta cerveja variava de acordo com estoque no final da temporada. Se o inverno não tivesse sido tão rigoroso e as vendas tivessem sido melhores, menos lúpulo estaria nos armazéns, e portanto, a cerveja seria menos amarga.

Agora se o inverno tivesse sido duro, a cerveja do verão seria bem mais lupada que o normal.
Infelizmente, temos apenas uma vaga ideia da composição da Märzen original. Provavelmente ela tinha um amargor perto de 40IBUs, provavelmente era uma cerveja bem encorpada, com uma cor âmbar, algo entre uma English Brow Ale, uma alterbier ou uma dunkel.

Depois da fermentação, a Märzen era armazenada em barris nas montanhas alemães, em armazéns muitas vezes cheios de gelo. Ela era liberada gradualmente a partir do final da primavera ou inicio do verão europeu.

O alto teor alcoólico, a alta acidez e o lúpulo, aliados com as condições ideais de armazenamento mantinham muito bem a cerveja e na verdade, ajudavam a melhorar o sabor com o passar do verão. Esta cerveja deveria ficar muito melhor no final do período de armazenamento, quando as notas do lúpulo ficavam mais sutis e o sabor do malte saltava um pouco mais.

Mas ao final de Outubro, depois da colheita dos grãos, o resto da Märzen deveria ser consumido para liberar os preciosos barris para receberem a nova produção. Combine esta necessidade com o fato que os alemães adoram uma festa, e voce tera o conceito da Oktoberfest surge naturalmente.

Hoje este estilo é um dos mais conhecidos no mundo e é a cerveja oficial da maior festa alemã para celebrar a cultura cervejeira - a Oktoberfest!

Com as técnicas modernas de produção, voce não precisa ir para a Bavaria no verão para tomar este pedaço de historia. Cervejarias tem estas cervejas o ano todo.

Mas é claro que tomar esta cerveja no final de Setembro em Munique, na Oktoberfest lhe da um senso diferente para a palavra historia!

0
commentaire:
Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -