Será que a cerveja pode fazer bem para sua saúde?
BE Cerveja Saude

Não é de hoje que os benefícios e malefícios do consumo de bebidas alcoólicas são investigados através de pesquisas e estudos realizados em universidades do mundo inteiro. Pensando nisso, resolvi contar um pouco para vocês o que descobri através de algumas pesquisas sérias que encontrei as quais abordam o assunto cerveja!

Segundo um estudo realizado na Universidade de Barcelona na Espanha, o grande segredo do consumo de bebidas fermentadas (como é o caso da cerveja) é a moderação. Sim, acho que esta informação não é novidade para ninguém, porém este mesmo estudo afirma que o consumo moderado do liquido dourado reduz a taxa de mortalidade ligada á doenças cardíacas. Exatamente meus amigos, uma cervejinha de vez em quando pode proteger o seu coração de doenças como o infarto. Boas noticias não?!

Benefícios como o controle da progressão de doenças neurológicas, dentre elas o Alzheimer e o Parkinson, também foram evidenciados através de uma pesquisa publicada no « Journal of Agricultural and food Chemistry ». Segundo o Dr Jianguo Fang da Universidade de Lanzhou na China e um dos responsáveis por este estudo, na Medicina Tradicional Chinesa o lúpulo presente na composição da cerveja, tem sido utilizado no tratamento de várias doenças há muitos séculos. Além do lúpulo, o estudo diz que uma substância chamada « xanthohumol » também encontrada na cerveja, pode controlar a progressão de doenças neurológicas tornando o hábito de consumir a bebida com moderação um benefício para a saúde.

A cerveja também pode proteger os ossos da osteoporose, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Estremadura na Espanha. Foram acompanhadas 1700 mulheres consumidoras e não consumidoras de cerveja. Foi constatado que as voluntárias que bebiam cerveja regularmente, apresentavam melhor densidade óssea em relação as não consumidoras afastando assim o risco de osteoporose.

O envelhecimento também pode ser prevenido através da cerveja segundo os pesquisadores das universidades de Tel Aviv e Columbia. Uma outra boa noticia para os amantes de cerveja, é que o famoso mito « cerveja dá barriga » foi desmentido pela Dra Katryn O’Sullivan do Reino Unido. Segundo a Dra O’Sullivan qualquer bebida alcoólica quando consumida em grandes quantidades, pode provocar um aumento de peso, porém, isto não acontece quando o consumo é feito de maneira moderada. A Dra O’Sullivan afirma ainda que não existem estudos que comprovem que a cerveja engorda, e que o ganho de peso está muito mais relacionado á quantidade consumida e não á cerveja propriamente dita.

Resumindo, se você já cultiva hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada, que tal incluir uma cervejinha no seu cardápio? Escolha a sua cerveja artesanal, beba com moderação e de quebra aproveite para cuidar da saúde! Cheers!

2
commentaire:
Data:
27/02/2015 16:25:31
Nome:
Anna Carolina
Comentário:
Obrigada Marco! Sempre bom compartilhar boas notícias com os amigos :)
Data:
27/02/2015 13:02:10
Nome:
Marco
Comentário:
Ótima compilação. Compartilhando.
Resposta:

Obrigado Marco!
Pode deixar que eu vou passar a mensagem para a Anna Carolina, nossa colunista convidada!


Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -