Leffe IPA
BE Mesa com Leffe

Há alguns dias o jornal belga La Libre publicou que, de acordo com um dos seus diretores, Eric Lauwers, AB InBev investirá 100 milhões de Euros nas suas quatro cervejarias belgas: Jupille, Louvain Hoegaarden, Leeuw-Saint-Pierre.

Mas o detalhe que está causando um certa polêmica na região é que dentro deste pacote de investimento está incluso o lançamento de uma nova cerveja na linha da tradicional marcaLeffe: uma IPA!


É isso mesmo, logo logo veremos uma Leffe IPA no mercado!

Os amantes de cerveja mais puristas, como Philippe Wouters, do site Bières et Plaisir , acreditam que este lançamento é um erro enorme da cervejaria.

IPA, uma cerveja caracterizada pelo seu amargor, é um estilo originalmente britânico, que deve uma grande parte de seu sucesso mundial aos Estados Unidos. E os puristas belgas acreditam que envasar uma cerveja com este histórico dentro de uma cervejaria que é um dos principais símbolos das cervejas belgas de abadia seria uma falta de respeito.

Outros defendem o lançamento desta cerveja e acreditam que o fato de umas das maiores cervejarias do mundo imprimir a sigla IPA em uma cerveja é uma vitória para a cerveja artesanal e vai ajudar muito na educação de milhões de pessoas, os levando a conhecer as belezas do lúpulo e a experimentar mais cervejas artesanais!

O fato é que AB InBev deseja participar da onda de amargor que vem tomando conta do mundo das cervejas artesanais ao redor do mundo. O sucesso do estilo nos Estados Unidos levou inúmeras cervejarias ao redor do mundo a criar receitas baseadas neste estilo, inclusive em países muito tradicionais, como na Alemanha.

Mesmo na Bélgica este estilo não é mais estranho e algumas cervejarias já colhem ótimos frutos com cervejas mais amargas que as dos estilos tradicionais belgas, que são mais focadas em um sabor mais adocicado, com teores alcoólicos mais altos. Um grande expoente desta revolução é a Duvel, uma as maiores cervejarias belgas, que tem investido nos últimos anos na sua Duvel Tripel Hop.

E você? O que acha? Esta cerveja é um insulto ou somente representa uma grande empresa seguindo a tendência do mercado?

3
commentaire:
Data:
19/03/2015 07:22:32
Nome:
Samuel Massochini Frizzo
Comentário:
Uma empresa não pode se ater unicamente a um padrão ou a um produto, isso não é viável economicamente. Para os mais puristas ainda existirão as outras variedades de cerveja, cada um consome o que mais lhe agrada. Sinceramente a Inbev está querendo correr atrás do prejuizo, depois de enfiar milho em todas as suas cervejas, agora vai lançar a linha voltada para clientes que querem qualidade. Existe mercado para todos, inclusive para os que pagam mais caro em cervejas mais elaboradas. O interessante é que a Inbev tinha a linha puro malte, acabou com essa linha em detrimento do lucro e perdeu uma fatia considerável para outras cervejarias.
Resposta:

Samuel,

Pelo lado economico, voce tem razao....Este é o raciocinio da AB InBev mesmo, certo?

Mas pelo lado marca tradicional, eu até entendo a apreensao de certos belgas.  Mas no mundo globalizado nao tem jeito, certo?
Outro dia tomei uma Weizen super tradicional alema com lupulo Cascade, tipico das IPAs americanas!
So espero que a qualidade da cerveja seja alta porque todo mundo esta de olho no que eles vao fazer.

Data:
18/03/2015 10:10:38
Nome:
Paulo Junior
Comentário:
Apesar de eu não ser exatamente um adepto da lupulomania (que eu carinhosamente apelido de "lupulomodinha"), acho uma bobagem enorme essa coisa de que as cervejarias mais tradicionais precisam ficar presas ao passado e não podem inovar nas suas cervejas. Pelo contrário, isso deveria ser estimulado e não criticado. A já citada Duvel e a Brasserie dAchouffe fazem belgian IPAs e ninguém acha ruim... Frescura isso aê!
Resposta:

Boa, Paulo!!!!  Cada um deveria poder fazer o que quiser, certo?

Data:
18/03/2015 08:05:35
Nome:
Rodrigo Pacheco
Comentário:
Viva o lúpulo! Todas IPAs serão sempre bem-vindas! E todos querem surfar esta onda de amargor e lucros!
Resposta:

Ola Rodrigo!
Pelo visto você é fanático por lúpulo, certo?!
Rsrsrsrs
Mas você não acha que mistura as bolas para a marca?  é isto que muitos belgas estão reclamando...
Eu penso simples:  se for boa, eu tomo, se não for, vai ficar na prateleira!

Notícias

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -