Extrato de Levedura
BE Extrato de Levedura Marmite

Se você tem um amigo britânico ou australiano, você provavelmente já ouviu falar sobre extrato de levedura! Se, eu não tenho tanta certeza.

É seguro dizer que Marmite, a marca mais popular, está para a cultura britânica assim como a manteiga de amendoim está para a cultura norte americana.

Mas o que é isso exatamente?

Marmite é um suplemento alimentar, uma pasta geralmente usada com moderação em torradas ou sanduíches, feita a partir da levedura residual da produção de cerveja. Ela é tão relacionada com a Grã-Bretanha que muitos não sabem que esta pasta foi inventada pelo químico alemão Baron Justus von Liebig, no final do século 19.

Assim que o novo século chegou, a família Gilmour começou a primeira produção comercial de extrato de levedura, usando cervejarias locais. O nome veio de uma panela francesa chamada la marmite.

Quando as vitaminas foram descobertas por volta de 1912, as vendas desta pasta tomaram um impulso, já que o extrato é uma rica fonte de vitaminas do complexo B. E como a deficiência dessa vitamina específica era muito comum durante a Primeira Guerra Mundial, o extrato passou a fazer parte das rações das tropas, tornando-se ainda mais popular.

Hoje em dia, esta marca é parte do gigante grupo Unilever.

A Nova Zelândia tem sua própria versão de Marmite, produzida por uma segunda empresa e distribuída na região. A Austrália tem sua versão chamada Vegemite. Os alemães têm a sua própria versão também, Vitam-R e os suíços a chamam Cenovis.

O extrato de levedura tem um sabor intenso, salgado, mas um toque de doçura, também. Este gosto forte gera opiniões fortes também. Você ou ama ou odeia! Conheço pessoas que não podem suportar o cheiro, mas também existem alguns fãs apaixonados!

Eu consegui prová-la e não gostei. Li em algum blog que ela poderia adicionar algum sabor na comida, em receitas com carne ... eu vou tentar.

Se você não vive em um dos países mencionados acima, você ainda pode encontrar o extrato na área de produtos importados do supermercado ou empório.

Prove para ter a sua própria opinião!

0
commentaire:
Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -