Cerveja sem glúten
BE Logo sem gluten

Todo mundo sabe que a cerveja é feita de grãos, certo? Na maioria das vezes é feita com cevada e trigo.

E o que esses grãos têm em comum com espelta, centeio e aveia? Todos eles contêm glúten.

Mas algumas pessoas têm intolerância ao glúten, chamada doença celíaca. No corpo do celíaco, as proteínas do glúten desencadeiam uma resposta imunitária no intestino delgado. O único tratamento disponível é evitar os alimentos com glúten.

Então, isso significa que um celíaco não pode ter algumas das melhores iguarias em nossa vida, como o pão, bolo e ... .CERVEJA? !!!

Não, não ... ..como os chefs estão trabalhando muito duro para encontrar maneiras de se preparar receitas sem glúten para ajudar estes indivíduos, cervejeiros também estão fazendo a sua lição de casa e criação opções para que os celíacos possam beber uma cerveja, sem quaisquer consequências graves.

Inicialmente, algumas companhias criaram processos de filtragem do glúten, algo que originava cervejas de baixo teor de glúten mas que não eram, de todo, seguras para os doentes celíacos.

A solução mais comum é a utilização de alguns grãos que são isentos de glúten. Cervejeiros removem a cevada e o trigo de suas receitas e adicionam sorgo, milhete, trigo sarraceno, quinoa, arroz ou milho como fonte de açúcar.

Como estes cereais são fáceis de encontrar em todo o mundo, a questão não reside na dificuldade em produzir uma cerveja sem glúten, mas sim no torná-la suficientemente saborosa e apelativa para os consumidores.

Cerveja sem glúten é normalmente feita utilizando extrato de sorgo sem glúten, um xarope concentrado processado por empresas de malte.

Algumas empresas criaram uma técnica para remover o glúten do malte de cevada, deixando um gosto melhor em alguns casos.

É importante explicar que, na União Europeia, no Reino Unido e nos EUA, uma cerveja só pode ser rotulada sem glúten quando tem menos de 20 ppm desta proteína problemática. Alguns países são mais rigorosos na sua política.Este é o caso da Austrália, onde apenas cervejas sem glúten detectável pode ser rotulada sem glúten.

Aqui estão alguns exemplos de cervejas sem glúten que você pode encontrar no mercado:

 

Ipswich Ale Brewery: Celia Saison

Green’s Gluten Free Beers: Enterprise Dry-Hopped Lager

Estrella Damm: Daura

Dogfish Head: Tweason’ale

Harvester Brewing: IPA No. 2

Glutenberg: India Pale Ale

Brouwerij Huyghe Mongozo Premium Pilsener

0
commentaire:
Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -