AB InBev, uma das maiores cervejarias do mundo entrou novamente no mercado para adquirir uma cervejaria artesanal. Desta vez a “vítima” foi a Bogotá Beer Company (BBC), a principal cervejaria artesanal e operadora de pubs da Colômbia.
Segundo o comunicado oficial, a cervejaria colombiana vendeu 100% do negócio para o gigante do mercado cervejeiro pois a cervejaria belgo-brasileira poderia disponibilizar os recursos necessários para potencializar os planos de crescimento e inovação da pequena cervejaria da capital colombiana.
O acordo inclui não somente a fábrica localizada ao norte de Bogotá, mas também outros 27 pontos de venda próprios.
BBC, que se auto denomina a maior cervejaria de pequeno porte da Colômbia, produz cerca de 6 milhões de litros de cerveja por ano.
Benny Siberwasser, fundador e gerente geral da BBC seguirá no comando da operação colombiana. Mas parte da cervejaria já não estava mais em seu nome.
Em 2013, o fundo de Private Equity Tribeca, comprou 40% da cervejaria para viabilizar a construção da nova cervejaria e continuar a expansão da rede de pubs.
Este não é o primeiro movimento da gigante mundial de cervejas no mercado de cervejas artesanais da América do Sul.
No inicio do ano a Ambev, braço da cervejaria no Brasil comprou a Cervejaria Wals, uma das principais cervejarias artesanais brasileiras que tinha acabado de ganhar a primeira medalha de ouro brasileira no World Beer Cup, com sua cerveja Dubbel.
Nos Estados Unidos, eles também vem entrando no mercado de cervejas artesanais através de aquisições, como a Elysian, Goose Island, 10 Barrel e Blue Point.
Qual será o próximo passo?