Cervejas Nitrogenadas
BE Cerveja NItrogenada

Quem nunca ficou vidrado, olhando para o copo, enquanto o garçom serve uma Guinness?

Isso não é lindo?

Este efeito é causado pelo nitrogênio.

O apelo de cervejas nitrogenadas está se espalhando muito além dos fãs das cervejas irlandesas ao redor do mundo. Mais e mais cervejarias artesanais estão usando este método para criar uma sensação mais cremosa em suas cervejas.

Uma cerveja nitrogenada típica substitui 70% do dióxido de carbono pelo nitrogênio.

O nitrogênio não se dissolve no líquido e que é exatamente o que contribui para a sensação cremosa.

A fim de obter esse efeito você também precisa de uma peça especial dentro de sua torneira que obriga a cerveja a passar através de pequenos furos antes de atingir o copo.

Este processo dá uma textura cremosa, uma bela espuma branca e o famoso efeito cascata reversa, onde as bolhas parecem irem para o fundo do copo

Normalmente encontramos mais cervejas porters e stouts que sofrem este processo, porque este método ajuda as cervejas maltadas para tornar-se mais suaves e cremosas. Mas ele não vai tão bem com cervejas mais altas concentrações de lúpulo - este processo retira sabores e aromas que são tão desejados nestes estilos.

Mas hoje em dia nenhuma experiência está fora de questão, então cervejas com nitrogênio estão se tornando cada vez mais populares, mesmo fora dos estilos típicos.

Left Hand Brewing Company é uma das novas cervejarias que está investindo neste processo. Em 2011 eles lançaram sua já famosa Milk Stout na versão nitrogenada.

Algumas cervejarias, como Bridgeport Brewing estão oferecendo a mesma cerveja em duas torneiras diferentes lado a lado (com e sem nitrogênio), para que o consumidor possa observar como o nitrogênio pode mudar uma cerveja: ele cria uma textura mais cremosa na cerveja e os sabores são distribuídos mais uniformemente. Cervejas com apenas o dióxido de carbono são mais agressivas na boca e com aromas fortes.

Boston Beer Co. é outra empresa que está jogando com as cervejas nitrogenadas. Eles lançaram (draft apenas) uma nova cerveja stout para os mercados de Boston e Nova York, que são duas das maiores áreas de consumo para este estilo no país.

Oskar Blues, também lançou sua conhecida Old Chub Scotch Ale em latas equipadas com bolinhas plásticas que liberam nitrogênio na cerveja quando a lata é aberta.

Esta idéia está se tornando mais popular, os brewpubs estão adicionando torneira nitrogenadas em seus estabelecimentos.

Hoje em dia torneiras com nitro para bares são muito mais acessíveis. E agora, se um bar quer se destacar da multidão, vai ter que compras algumas linhas destas.

A popularidade é fácil de entender! Quem não ama o efeito cascata em um copo quando você de uma cerveja nitrogenada?

0
commentaire:
Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -