Fête de la Bière em Vevey
BE Banner Festival Vevey

Neste final de semana estivemos em um pequeno festival de cervejas artesanais em uma das mais belas cidades da Suíça, Vevey, chamado Fête de la Bière.

Vevey é uma cidade maravilhosa situada entre as montanhas suíças e francesas e na beira do magnífico lago Leman (que banha também as cidades de Lausanne e Genebra) com um charme único.

O festival é organizado em uma região premium da cidade em tendas na frente do lago, onde todos podem degustar a grande seleção de cervejas apreciando uma vista impressionante.

O evento é responsabilidade da “Association des Buveurs d’Orges”, uma associação local focada na promoção da cerveja artesanal, seja ela produzida profissionalmente ou de forma amadora.

A associação tem o apoio fundamental de duas das principais importadoras de cervejas artesanais do país para criar um line-up de respeito, com mais de 20 cervejas na pressão e mais de 100 rótulos em garrafas. Esta seleção é formada por cervejas das mais variadas regiões do mundo, variando entre os grandes clássicos, passando pelas cervejas suíças e as cervejarias modernas com grandes produtos que fazem sucesso no mundo inteiro.

O festival conta com muitas cervejas já bem conhecidas ao redor do mundo, como Maredsous, Chimay, Brewdog, Duvel e Sierra Nevada. Mas ele também apresenta ao publico algumas cervejarias menos conhecidas, que possuem grandes cervejas.

Este é o caso da cervejaria Brouwerij De Molen, uma pequena cervejaria holandesa com pouco mais de 10 anos de vida que cria receitas impressionantes em pequenos lotes.

Degustamos a Pale Ale Cintra – uma ale muito equilibrada e aromática; a Amerikaans, com uma dose a mais de amargor. Mas o destaque fica para a Rhythm & Blues, uma Barrel Aged Barley Wine muito interessante, com aromas maravilhosos de whisky e um sabor forte, porém equilibrado!

Outro destaque foi a “Cuvée des Jocobins” da cervejaria belga Omer Vander Ghinste. Ela é criada através de uma mistura de cervejas com fermentação espontânea jovens e outras mais maduras com pelo menos 18 meses de guarda. Uma sour beer de respeito!

O festival guarda um destaque para as cervejas artesanais suíças. Claro que as ja mais estabelecidas estavam presentes, como a BFM, Trois Dames e ChopFab. Mas também teve espaço para a nova leva de cervejarias artesanais da região, como Brasserie du Jorat, 7 Peaks, Officina de la Birra, Echee & Malt e La Nébuleuse.

O evento ainda foi regado por muita música, criando um ambiente descontraído para que todos pudessem degustar este vasto numero de cervejas.

Um ótimo evento para todos os amantes da cerveja, dos que gostam apenas de tomar uma cerveja para refrescar em um dia quente, até para os amantes das cervejas artesanais, que sempre buscam cervejas mais encorpadas e estão sempre ávidos a provar as novidades do mercado.

No próximo ano, se você estiver nesta região no mês de maio, não deixe de dar uma passada neste festival. Você não vai se arrepender!

Abaixo segue algumas fotos do festival e de algumas outras cervejas que degustamos por lá!

0
commentaire:
Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -