Cerveja e crowdfunding
BE Crowdfunding 2

Todo mundo que curte uma cerveja, já está no meio ou já ouviu falar da nova tendência mundial de cerveja artesanal. E é um caminho sem volta: novas cervejarias artesanais que buscam criar produtos mais puros e focados em qualidade (não somente em vendas e marketing) aparecem todos os dias.

E todo mundo que é ligado no mundo virtual também conhece crowdfunding, uma prática utilizada tipicamente via internet para financiar um projeto através de contribuições a partir de um grande número de pessoas. Em outra palavras um conjunto de indivíduos que combinam seu poder econômico para apoiar uma organização, empresa ou projeto em que acreditam.

Hoje em dia, estas duas tendências estão se aliando para promover ainda mais o mercado de cervejas artesanais ao redor do mundo. Como sabemos, em muitos casos, as cervejas artesanais são criadas por pequenas empresas, sem muito poder de capital, ou até mesmo por pessoas que não buscam o seu ganha pão nestes projetos, os fazem apenas por prazer.  Para viabilizar este tipo de ideia, o crowdfunding se torna muito interessante.

A cervejaria norte americana Stone conseguiu arrecadar mais de 2,5 milhões de dólares em um projeto de crowdfunding para financiar o seu projeto de internacionalização da marca, com sua cervejaria em Berlin.  Os investidores vão receber garrafas exclusivas das primeiras cervejas que serão produzidas na nova cervejaria.  Cada cerveja foi desenvolvida em colaboração com uma outra grande cervejaria artesanal.

Alguns sites ajudam cervejarias a arrecadar fundos para uma nova receita, como faz muito bem o CrowdBrewed. Nele você encontra projetos de novas cervejas ou até mesmo de novas pequenas cervejarias.

Uma iniciativa muito interessante vem do Brasil, chamada Social Beers. Esta é uma plataforma de crowdfunding 100% focada no mercado cervejeiro artesanal.

Através dela, você pode colaborar diretamente na produção de cervejas, não só comprando cotas, mas também ajudando a criar nomes, receitas e rótulos das novidades que vem para o mercado. Com o seu investimento, o usuário recebe em troca brindes ou até mesmo algumas garrafas da cerveja resultante do projeto.

Mas neste projeto, você tem mais poder de escolha que um crowdfunding normal: neste site você ajuda a escolher desde o estilo da cerveja até mesmo o mestre cervejeiro que a produzirá!

Outra ideia um pouco diferente vem do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Lá foi criado recentemente o projeto chamado CraftFund. A ideia deste crowdfunding é um pouco diferente dos demais: apesar de ser focado em cerveja artesanal, este site dá o direito ao usuário de se tornar sócio da cervejaria em questão. As micro cervejarias geralmente buscam este site para compartilhar um pequeno percentual de sua empresa em troca de um financiamento para expansão do negócio.

Nesta linha de raciocínio, o exemplo mais conhecido no mundo é da cervejaria do Reino Unido, BrewDog. Através de uma plataforma exclusiva eles ja conseguiram mais de 15.000 sócios e busca levantar mais de 25 milhões libras!

Será este um bom caminho alternativo para micro cervejarias buscarem um financiamento mais barato para suas expansões e novas criações, conseguindo assim, se manter neste mercado tão competitivo?

0
commentaire:
Notícias

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -