Deveríamos odiar cervejas amargas?
BE Beer Head TB

Indian Pale Ales, as famosas IPA’s, são, provavelmente, as cervejas artesanais mais famosas no mundo. Mesmo a maioria dos países tradicionais do mundo cervejeiro, como a Alemanha e a Bélgica, têm algumas cervejarias artesanais (até mesmo algumas cervejarias comerciais gigantes) que estão investindo neste estilo de cerveja amarga.

Mas para alguns amantes da cerveja artesanal, as IPA’s são muito amargas. Algumas pessoas gostam mais de cervejas com menos amargor e com sabor de malte mais pronunciado.

E isso seria explicado pela genética. Alguns estudos mostram que esta aversão ao amargor vem escrita no nosso DNA.

Dra. Nicole Garneau, geneticista do Museu de Denver de Natureza e Ciência, explicou que o gosto humano é um sofisticado sensor que é pré-programado para nos manter seguros e vivos.

Nosso cérebro reconhece um sabor doce como bom, porque ele representa calorias e elas são necessárias para o corpo humano. A amargura é uma sinal de atenção para o nosso cérebro, porque que os alimentos podem ser venenosos e não deveriam ser consumidos.

Essa teoria ajuda a explicar a razão pela qual muitas pessoas não gostam de sour beers. O gosto azedo envia uma mensagem de aviso para o nosso cérebro, pois a comida poderia estar estragada.

E uma vez que nossos corpos precisam de sal, o cérebro o reconhece como um bom gosto, assim como o açúcar.

Embora nossos genes determinam que não temos uma inclinação para cervejas amargas, fatores ambientais externos tem um papel importante na nossa vida e podem substituir nossas predileções genéticas.

Condicionamento permite que seu cérebro trabalhe ao redor destes genes, alterando sua percepção de sabor.

Um bom exemplo é o café: quando você era criança, você provavelmente não gostava dele porque era muito amargo.

Mas com a exposição durante a sua vida, você aprendeu que esta bebida amarga não vai matá-lo e que pode ser boa para você. E agora você provavelmente ama café!

Portanto, a má reação que muitas pessoas têm enquanto prova um IPA pela primeira vez é completamente normal. A maioria delas precisa de algum tempo e exposição à este tipo de cerveja para se acostumar com o gosto e «convencer» o seu corpo que a IPA não vai matá-lo.

O amor por cervejas lupadas não pode ser programado em nosso DNA, mas todos podem adquirir este tipo específico de gosto e desfrutar de um agradável cerveja amarga.

E se o seu corpo não é capaz de enganar seus genes e você ainda não gosta de cervejas muito amargas, não se preocupe.

No final do dia, o que realmente importa é você!! Então tome a cerveja que lhe dê prazer!

1
commentaire:
Data:
04/06/2015 21:03:07
Nome:
Aurélio
Comentário:
Eu gosto mais de cervejas maltadas, mas, de vez em quando, uma IPA vai bem também. É só uma questão de se acostumar mesmo.
Resposta:

Ola Aurelio!
Eu sou bem como voce!  Uma IPA vem bem para refrescar....  Mas gosto é muito pessoal....Tem muitos fatores para determinar o gosto de cada um.....
A influencia do local e das pessoas com quem voce bebe é, muitas vezes, deixada de lado...mas acho que elas influenciam muito!

Notícias

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -