Leffe Royale Cascade IPA
BE Cerveja Leffe IPA 2

Finalmente colocamos nossas mãos na nova cerveja da Leffe, que gerou tanta polêmica no mercado mundial - Leffe Royale Cascade IPA.

A famosa marca belga da cervejaria mundial AB InBev lançou uma nova receita no mercado que deu muito o que falar, desagradando muitos de seus consumidores mais puristas.

A nova receita é inspirada no estilo de cerveja mais popular nos Estados Unidos, a IPA, e inclusive utiliza um dos lúpulos mais tradicionais na produção deste estilo que vem das montanhas do Estado de Washington— o lúpulo Cascade.

A Leffe Royale Cascade IPA não agradou alguns críticos do mercado porque estes acreditam que uma marca que representa tanto a tradição das cervejas belgas, não deveria criar uma receita que não tem nada a ver com a história do país e que ainda remete ao estilo principal das cervejarias artesanais americanas.

Mas visões sobre a marca à parte, conseguimos algumas garrafas e fizemos uma degustação com amigos para buscar diversas opiniões sobre a nova cerveja da Leffe.

As nossas opinões acabaram sendo muito parecidas: a cerveja tem um aroma agradável cítrico, com poucas notas amargas, muito característico do lúpulo Cascade, que também foi usado no « Dry Hopping » desta receita. Mas ele não é tão pronunciado, ficando muito fraco após alguns segundos no copo.

A cerveja tem uma bela cor dourada e uma espuma branca muito interessante, mas com um pequeno problema: não é muito persistente.

O sabor tem fortes notas cítricas provenientes do lúpulo americano, mas não tem o nível de amargor esperado neste estilo, especialmente se comparada com as IPA’s que usam este lúpulo nos Estados Unidos. Ela inclusive deixa um retrogosto bem leve, com algumas leves notas adocicadas.

A conclusão do nosso grupo de degustação é que a cerveja é muito boa, que traz o frescor do lúpulo Cascade para os consumidores europeus. Mas ela não é uma IPA!

Se você está acostumado com as cervejas americanas, não espere o mesmo nível de amargor nesta receita européia. Mas ela é um bom início para trazer os amantes europeus de cerveja artesanal para este estilo de cerveja tão tradicional nos Estados Unidos que vem crescendo em vários países.

0
commentaire:
Universo Cerveja

Totally Beer - contato@totallybeer.com.br -