Depois Ab InBev ter adquirido quatro cervejarias artesanais nos EUA, hoje vemos outra das grandes cervejarias internacionais entrar no mercado de cervejas artesanais americano. Heineken anunciou hoje a aquisição de 50% da cervejaria Lagunitas Brewing Company.
Lagunitas foi fundada em 1993 em Petaluma, Califórnia e pretende vender 1 milhão de hectolitros em 2015. A cervejaria tem uma segunda cervejaria em Chicago, Illinois e tem uma terceira fabrica em construção na Califórnia.
Este negócio fornece uma porta para a Heineken entrar no famoso mercado americano com uma marca muito conhecida que produz algumas grandes receitas, como a Lagunitas IPA, uma das maiores marcas no estilo nos Estados Unidos.
Para a cervejaria americana, este acordo faz a expansão internacional possível. A cervejaria já tem presença no Reino Unido, Canadá, Suécia e Japão. Jean-François van Boxmeer, presidente do conselho executivo e CEO da Heineken disse: "Estamos muito animados com a parceira com a Lagunitas. Nós reconhecemos e respeitamos o tremendo sucesso de Tony e sua equipe na construção de uma das grandes marcas americanas de cerveja artesanal. Estamos ansiosos para que essa mesma equipe, em parceria conosco possa expandir a Lagunitas globalmente, para que ele possa alcançar partes do mundo que outras marcas de cerveja artesanal não chegam."
De acordo com o anúncio oficial da Heineken: "Lagunitas continuará sendo liderada por Tony Magee, fundador e presidente executivo, ao lado da equipe de gestão existente e a empresa continua operando como uma entidade independente. "
Tony Magee, fundador e presidente executivo da Lagunitas, acrescentou: "Este acordo vai criar uma forma para Lagunitas deixar a Heineken participar no mercado de cerveja artesanal que vem crescendo com sua rede global de distribuição em locais desde a Tierra Del Fuego e a Mongólia até a longínqua Ilha de Langerhans. Lagunitas compartilhará os melhores processos de qualidade em todo o mundo e desfrutará do acesso às oportunidades que levaram uma vida para serem construídas. Essa aliança com a cervejaria mais internacional do mundo representa uma vitória profundas para as cervejarias artesanais dos EUA. Ele vai abrir portas que antes estavam fechadas e levar a vibração das cervejas artesanais americanas para comunidades do mundo inteiro"
A transação está sujeita às condições e aprovações costumeiras do mercado e é esperada para estar concluída no quarto trimestre de 2015. Os termos financeiros não foram divulgados