O artista plástico brasileiro Enio Longo, uma das referências no mundo da Nanoarte, criou uma serie de 21 telas baseadas em fotos de partículas de malte, lúpulo e outros componentes presentes na cerveja.
A Nanoarte foi criada através da mistura da arte, tecnologia e ciência: com base em pesquisas e estudos de nanotecnologia, artistas do mundo inteiro utilizam registros em video ou foto de materiais no nível da escala atômica para tornar mais atrativo este universo para o público, despertando assim, o desejo de mais profissionais de mergulhar nesta area ainda tao pouco explorada.
Para este projeto, Enio fotografou com um microscópio eletrônico cervejas e seus componentes para obter imagens intrigantes, que depois foram utilizadas como base de suas obras de arte. Normalmente esta arte é feita no computador, em programas de arte gráfica. Mas Enio criou um trabalho original e minucioso: ele pintou todas as 21 telas à mão!
"Degustar a cerveja me ajudou muito na hora desenvolver as telas. Cada característica e a complexidade do sabor foram usadas como inspiração. Provei o líquido em várias etapas e fui anotando tudo o que parecia relevante e que pudesse contribuir para o resultado final", conta Enio, que chegou a ficar 16 horas ininterruptas trabalhando em uma única peça.
O projeto faz parte do novo lançamento da Cervejaria Wals, uma cerveja também inusitada: a cervejaria substituiu os clássicos grãos mais tostados característicos do estilo Barley Wine por maltes mais claros, criando o que eles chamam de White Barley Wine. A Wals Unique foi maturada em dornas de cerejeira que dão um aroma amadeirado que contribui para o equilíbrio desta receita de sabor forte com 12% de teor alcoólico.
Confira aqui as fotos!